O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) 2025 coroou Hamnet, novo filme de Chloé Zhao, como vencedor do People’s Choice Award. A produção, que estreou no evento com aclamação da crítica, já desponta como forte candidata ao Oscar 2026.
Escrito por Zhao em parceria com a autora Maggie O’Farrell, o longa traz no elenco Paul Mescal, Jessie Buckley, Emily Watson e David Wilmot.
Hamnet: a história por trás do filme
Inspirado no livro homônimo de Maggie O’Farrell, Hamnet apresenta uma versão ficcionalizada da vida de William Shakespeare (Mescal) e sua esposa Agnes Shakespeare (Buckley) — conhecida historicamente como Anne Hathaway.
Chloé Zhao repete feito histórico
Essa é a segunda vez que Chloé Zhao conquista o People’s Choice Award. Em 2020, ela venceu com Nomadland, longa que mais tarde recebeu o Oscar de Melhor Filme e rendeu à diretora a estatueta de Melhor Direção na 93ª edição da premiação.
O prêmio em Toronto é considerado um forte termômetro para o Oscar, e historicamente os filmes vencedores ou finalistas costumam ter presença garantida nas categorias principais.
Oscar 2026: um caminho já traçado
A vitória de Hamnet no Festival de Toronto fortalece sua posição como favorito nas próximas premiações. Se a trajetória de Nomadland servir de exemplo, a nova obra de Chloé Zhao pode repetir o sucesso e conquistar a crítica e a Academia.
Hamnet terá estreia limitada em 27 de novembro e em todo o território estadunidense em 12 de dezembro. Ainda não há data para o Brasil.